quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Esporte Clube Ouro Branco



Nome : Esporte Clube Ouro Branco
Data : 15 de novembro de 1940
Local : Cachoeiro de Itapemirim
Estádio : Elpídio Volpini
Títulos : Campeão Municipal Juvenil 1964, 1965, 1966 e 1967
 


Descobrimos que durante as décadas de 70 e 80 o Ouro Branco migrou para o Futebol de Salão onde mudou de cores, adotou as cores branca, azul e amarela, utilizou até mesmo o vermelho em algumas partidas entre a transição do futebol de campo para o futsal abandonando este modelo que foi utilizado no profissional





Esporte Clube Ouro Branco fundado em 15 de novembro de 1940 foi uma equipe tradicional nos anos 40 até os anos 70 no futebol amador do Sul capixaba, a equipe chegou até a disputar o Campeonato Sulino competição mais importante do Espírito Santo até os anos 60 depois da Taça Cidade de Vitória. 
O clube era situado no Bairro Independência onde ficava seu estádio o Elpídio Volpini, estádio este que serviu de casa para o Cachoeiro Futebol Clube primeiro time do interior campeão capixaba, a equipe na categoria principal não possui títulos mas tem seu ultimo registro no estadual em 1963 quando teve campanha sem brilho. Foram 10 partidas vencendo 1, empatou 2 e perdeu 7, marcando 13 gols sofrendo 33.
Se no principal a equipe era sem muito brilho na base era muito forte e competitiva, prova disso foi o tetracampeonato municipal de Cachoeiro de Itapemirim em 1964,1965, 1966 e 1967, 64 e 65 inclusive foram de forma arrasadora ambos invictos. 

Imagem rara de Elpídio Volpi


Estádio Elpídio Volpi

Ouro Branco já no futsal

Ouro Branco durante a transição campo/quadra


Nos anos 70 na fase alvianil





Em 1994 uma imagem do Ouro Branco colorado



Uma passagem interessante é sobre Clinio Pubel. Em Cachoeiro antes de ir para o Ouro Branco passou passou pela escolinha do Estrela do Norte de Cachoeiro de Itapemirim,  sendo campeão regional. Depois foi para a seleção infantil do município. Em 1964 o meia esquerda ofensivo despertou interesse do clube que através do  técnico Paulo Ceguinho  foi indicado a José Lopes, um dos dirigentes do Ouro Branco ofereceu pagar o colégio na Escola Técnica de Comércio para que Clínio ficasse na equipe. Em Cachoeiro, o time era imbatível derrotando os adversários e sagrando-se campeão municipal em 64 de forma invicta.
Clínio Poubel foi a revelação do campeonato em 1964 recebendo o troféu na Rádio Cachoeiro. Após a passagem vitoriosa por Cachoeiro, se mudou para Caxias no Rio de Janeiro, lá seguindo jogando em equipes de várzea, João Santos mandou José Lopes buscá-lo para a disputa do municipal de 1965 contra Cachoeiro Futebol Clube e Leopoldina Railway.
Clínio veio para Cachoeiro e ficou escondido do restante do elenco na casa do dirigente do Ouro Branco, José Lopes, sendo apresentado apenas  na hora da primeira partida contra o Leopoldina. “Aquilo foi demais”, exclama Poubel em suas lembranças. A partida ficou de 2 a 0 para o Ouro Branco com um gol de Clínio e outro de Jerônimo.
Após vencer o campeonato, onde o juvenil do Ouro Branco foi bi-campeão municipal invicto, aconteceu uma grande festa no Restaurante Belas Artes, no centro de Cachoeiro. No ano seguinte, novamente, Clínio foi convocado para em 1966 ser tri-campeão invicto também pelo Ouro Branco. “Era um timaço”.
“A última partida foi no Baiminas no campo do Cachoeiro. A partida estava empatada até o fim do segundo tempo, quando Nélio saiu do banco e fez o gol da vitória com assistência de Clinio.
Juvenil e profissional
Clínio voltou para Caxias e de lá foi treinar no Botafogo. Naquela época a Desportiva estava atrás dele para compor o elenco, que de pronto aceitou voltar ao Espírito Santo e se apresentar a equipe. Clínio jogou na Desportiva no juvenil e profissional.
Em 1967 Clínio, no profissional, sagrou-se campeão do Torneio Início pela Desportiva. Como ainda tinha idade e o meia armador do juvenil havia vindo do flamengo e não tinha se adaptado ao esquema tático, a comissão técnica achou melhor colocar Clínio novamente no juvenil nesta posição, pois ele ainda estava na idade. Não deu outra, ganhou a posição e a Desportiva Ferroviária foi campeã regional invicta em 1968.
A final foi diante do Rio Branco maior rival, que dizia na imprensa que a Desportiva jamais seria campeã tendo que passar por eles. Mas a Desportiva não só venceu de forma antecipada como goleou o Rio Branco por 5x0 em plena sua casa no Governador Bley em Jucutuquara.




Na foto o Ouro Branco bicampeão 1964/65 no Estádio Elpídio Volpini. De pé : José Lopes presidente da equipe, Paulo Pulica, Norberto, Dudu Gordo, Dudu Magro, Clínio, Elmo e Paulo Caetano técnico. Agachados : Lelai, Marron, Jerônimo, Edinho, Salvador.











6 comentários:

  1. Última partida jogada pelo Esporte Clube Ouro de que tenho notícias foi em 31/10/1975, em seu próprio estádio. Tenho a foto do time que terminou a partida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Nos consegue mandar esta foto? No endereço do facebook https://www.facebook.com/memoriafutebolcapixaba conseguiria mandar msg?

      Excluir
  2. Última partida como Futebol Amador!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite estou fazendo um documentário sobre os clubes e jogadores de varzea e profissional de cachoeiro gostaria de receber fotos desses clubes podem me mandar

    ResponderExcluir
  4. Adilsocsilva@gmail.com ficarei muito grato

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Só temos esta única foto do clube.

    ResponderExcluir