sexta-feira, 31 de julho de 2009

Regulamento da Divisão de Acesso de 2009

O campeonato será disputado pelas seguintes associações:
Grupo A : Operário, Oeste, Caçador e MAGA.
Grupo B : Portuguesa, Capivariense, Santa Catarina, Guarani e XV de outubro.
Forma de disputa
A competição será disputada em 4 (quatro) Fases, conforme abaixo e de acordo com os artigos seguintes.
1ª Fase – TURNO;
2ª Fase – RETURNO;
3 ª Fase – QUADRANGULAR;
4ª Fase – FINAIS.
Nas 1ª, 2ª e 4ªs Fases (TURNO, RETURNO e FINAIS) todas as associações iniciarão sempre a disputa com 0 (zero) ponto ganho.
Na 3ª Fase (QUADRANGULAR), as associações iniciarão com 0 (zero) ponto ganho, salvo se ocorrer a hipótese prevista no parágrafo seguinte.
Se porventura a(s) mesma(s) associação(ões) se sagrar(em) a(s) primeira(s) colocada(s) -CAMPEÃ(S) - nas 1ª e 2ªs Fases (TURNO e RETURNO), iniciará(aõ) a disputa da 3ª Fase (QUADRANGULAR), cada uma com 1 (um) ponto de bonificação.
1ª Fase – TURNO
Na 1ª Fase – TURNO, as associações jogarão entre si os JOGOS DE IDA somente dentro do próprio grupo a que se refere o disposto no artigo anterior, conforme tabela elaborada pelo Departamento Técnico da FCF, classificando-se para a 3ª Fase – QUADRANGULAR, apenas a primeira colocada de cada grupo em número de pontos ganhos, que serão consideradas as CAMPEÃS dos respectivos grupos.
2ª Fase – RETURNO
Na 2ª Fase – RETURNO, as associações também jogarão entre si os JOGOS DE VOLTA, somente dentro do próprio grupo de que trata o art. 5º deste Regulamento, conforme tabela elaborada pelo Departamento Técnico da FCF, invertendo-se apenas o mando de campo da tabela da 1ª Fase (TURNO), classificando-se para a 3ª Fase – QUADRANGULAR, apenas a primeira colocada de cada grupo em número de pontos ganhos, que serão consideradas as CAMPEÃS dos respectivos grupos.
DA CLASSIFICAÇÃO PARA A 3ª FASE - QUADRANGULAR
Classificar-se-ão para a 3ª Fase (QUADRANGULAR) as associações que se sagrarem CAMPEÃS dos grupos “A” e “B” mencionados no art. 5º acima nas 1ª e 2ªs Fases (TURNO e RETURNO). Parágrafo único. Se porventura uma mesma associação se sagrar a CAMPEÃ do seu respectivo grupo nas 1ª e 2ªs Fases (TURNO e RETURNO), classificar-se-á para a 3ª Fase – QUADRANGULAR, a associação que obtiver a segunda colocação na soma dos pontos ganhos obtidos naquelas Fases (Turno e Returno) no mesmo grupo da associação que se sagrou campeã das 1ª e 2ªs Fases (Turno e Returno).
QUADRANGULAR
Art. 9º Na 3ª Fase – QUADRANGULAR, as 4 (quatro) associações que se classificaram de acordo com os artigos 6º, 7º e 8º deste Regulamento e observado o disposto no parágrafo único do artigo anterior, jogarão todas entre si, em sistema de TURNO e RETURNO, com contagem corrida de pontos ganhos, classificando-se para a 4ª Fase (FINAIS), as 2 (duas) primeiras colocadas.
FINAIS
A 4ª Fase - FINAIS, será disputada pelas associações que obtiverem as duas primeiras colocações na 3ª Fase – QUADRANGULAR, que jogarão entre si, dois JOGOS DE IDA E VOLTA, sendo mandante do jogo de volta (segunda partida) a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos obtidos somente na 3ª Fase (QUADRANGULAR).
Será considerada vencedora da disputa a associação que, ao final do jogo de volta (segunda partida), obtiver o maior número de pontos ganhos.
Se após a realização do jogo de volta (segunda partida) as associações terminarem empatadas em número de pontos ganhos, independente do saldo de gols e dos outros índices técnicos, haverá uma prorrogação de 30 (trinta) minutos, em dois tempos de 15 (quinze), para se conhecer a vencedora da disputa.
Caso ao final da prorrogação do jogo de volta persistir o empate, será considerada vencedora da disputa a associação mandante do jogo de volta (segunda partida).
A associação que for a vencedora da 4ª Fase – FINAIS, será considerada a CAMPEÃ CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO DE ACESSO DE 2009 e fará jus as bonificações a que se refere o disposto no Capítulo II deste Regulamento.
DO CRITÉRIO DE DESEMPATE - ÍNDICES TÉCNICOS
Ao término das 1ª, 2ª e 3ªs Fases (TURNO, RETURNO e QUADRANGULAR), no caso de 2 (duas) ou mais associações terminarem empatadas em número de pontos ganhos, o critério de desempate será estabelecido pelos índices técnicos abaixo mencionados na seguinte ordem:
I - maior número de vitórias;
II - maior saldo de gols;
III - maior número de gols pró;
IV - confronto direto, somente no caso de empate entre 2 (duas) associações;
V - menor número de cartões vermelhos;
VI - menor número de cartões amarelos;
VII - sorteio público.
Fonte site da Federação Catarinense de Futebol : www.fcf.com.br

Clube Atlético Operário


Ele está de volta pra quem gosta de futebol o Operário está de novo na ativa e vai estar desfilando seu futebol pelos estádios de Santa Catarina. Desta vez o glorioso time de Mafra estará disputando a Divisão de Acesso do Catarinense equivalente a terceira divisão. Os comandados do técnico Edemar Heiller estréiam dia 09 de agosto em Chapecó contra o Oeste time local. No Pedra Amarela a torcida vai poder acompanhar a equipe no dia 16 de agosto ás 15 horas contra o Caçador, além de Oeste de Chapecó e Caçador completam o grupo A o MAGA de Indaial. O grupo B é composto por XV de outubro de Indaial, Portuguesa de Navegantes, Santa Catarina de São Franscisco do Sul, Capivariense de Capivari de Baixo e Guarani de Palhoça.