segunda-feira, 29 de maio de 2023

Ernesto Ramos: primeiro homenageado da Copa Central sub-20 faleceu nesta segunda-feira

 

Arquivo: internet

Ernesto Rodrigues Ramos, 80, faleceu por volta do meio dia dessa segunda-feira, 29 de maio em sua residência. Seo Ernesto como era conhecido, dedicou sua vida ao oficio da Contabilidade, onde tinha um escritório anexo a sua casa na Rua Dom Bosco no centro de Várzea Grande.

Ernesto Ramos, foi o primeiro homenageado da Copa Central de 2006, organizado pelo antigo Grupo de Futebol de Várzea (GIFEV), onde o nome de campeão levou o seu nome.

Foi através do então desportista Igor Gabriel que indicou o nome dele para ser o homenageado, sendo uma referência como jogador e amante do futebol amador. 

Considerado pelos amigos de pelada, uma enciclopédia das "resenhas do futebol amador" do centrão da VG, por mais de 40 anos. Ernesto é natural da cidade de Cáceres, veio para Várzea Grande e casou-se com dona Antônia onde formou uma maravilhosa família, com filhos netos e bisnetos.

" Foi através das minhas visitas ao escritório do seo Ernesto que conheci Joel Roberto, ambos me levaram para ter minha primeira experiência narrando futebol amador no campo do Ouro Verde em outubro de 2004", destacou o jornalista e amigo Igor Gabriel.

Segundo Igor Gabriel, a amizade começou nos rachinhas no antigo campo do Milionário aos sábados atarde, e dali nutriu-se uma grande amizade. "Tudo pra Ernesto era imbecil (risos), e que os jogadores atuais eram cabeça de bagre, não pensam pra tocar quanto mais chutar ao gol", recordou dos momentos de alegria ao lado do amigo.

Para os colegas de rachinha mais antigo, do tempo do REC (Ramos Escritório de Contabilidade) ele era comparado a Luis Pereira, considerado elegante defensor do futebol do Brasil na década de 70. Seo Ernesto foi também um ferrenho crítico da política atual e do passado, se candidatou a vereador e deputado estadual.

Conhecido pelas ruas e pelo bairro, deixa um legado de grandes amigos e familiares. O local do seu velório ainda não foi divulgado.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

AMISTOSO: FERAS 5 X 4 INDEPENDENTE

Feras Jd. Aeroporto - foto ilustrativa - arquivo

Num jogo bastante disputado, com faltas e muita marcação dura, fez jus a vitória do Feras do Jd. Aeroporto, ao vencer o time do Independente, jogo em preparação para a Copa Central de 2010. com a arbitragem de Carmengildo Macaúbas, o ex-jogador Chuvisco, conduziu com ordem esse belíssimo jogo. 

A partida terminou em 5X4, para o Feras. Porém, o Independente teve a boa atuação de seu jogador, William, que marcou dois golaços, e Kaki e Rafael Serjão completaram. 

Para o time do Jd. Aeroporto, Jean, Koreia e Vinícius marcaram seus, e no apagar da luzes Zé Pato marcou duas vezes. O jogo promete muito, a copinha deste ano apresenta grandes times de grande estio, vejamos que isso será um surpresa para o próximo sábado, a tarde.

Igor Gabriel - Radialista e Jornalista

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Uirapuru Campeão: Atleta Pietro se consagra na Mercosul

 

Foto: Anderson Gonzaga
O time comandado pelo técnico Clebinho, levantou o caneco, com a categoria ano 2011, no município de Rancharia no interior do estado paulista, conquistando a 13ª Copa Eco Turística Mercosul de Futebol 2023.

Lembrando que esta mesma categoria foi campeão estadual e municipal. Entre os atletas de destaque no elenco do Uirapuru, está Pietro Beal zagueiro marcou um gol na competição sendo peça chave para classificação do time.

A Equipe Mato-grossense venceu na decisão o PSI Bramais/PR, partida muito equilibrada e decidida nas penalidades, e os meninos do Uirapuru trouxeram o título para o nosso estado.

Além do jovem promissor Pietro, outros nomes do time se destacaram na Mercosul de Futebol de base, Matheus Benevides, Kaio Gonzaga e outros.


da Redação

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Clássicos do mine-estádio do Ipase e Independente um time a ser batido

 

Partida da Copa Central de 2009

O futebol amador ou de várzea, parece ser a mesma coisa, mas quando o assunto é sobre três times que adoravam se enfrentar, a história fica mais séria, podendo até comparar essa rivalidade com jogos memoráveis dos clássicos mato-grossenses entre Mixto e Operário ou até do eixo Rio-São Paulo. Mas o sentimento de tudo isso, é o prazer em jogar para não perder. São resultados da antiga GIFEV e da organização própria de Igor Gabriel.

Independente do bairro Água Limpa, Feras do Jd. Aeroporto e Manchester do Jd. Paula II, realizaram verdadeiras batalhas, as vezes com faltas duras, briga apenas na dividida da bola, como podemos descrever em um breve relato. Falando do jogo entre o Feras e o Manchester, que só ocorreu em duas únicas partidas, uma em 2006 pelo Torneio Olímpico onde o Rubro Negro do córrego das Traíras venceu o time do professor Celso por 2 á 1 e se classificou para final daquele ano. Já em 2007, no mesmo torneio, os times se enfrentaram na grande final, onde o Feras venceu a equipe do Paula II comandada por Eliel Campos, pelo placar de 3 a 0, sagrando-se vencedor do certame daquele ano. Foi o único confronto entre os dois times.

Já o Independente Futebol Clube de Várzea Grande, time do antigo bairro Água Limpa, hoje Centro Sul, jogou mais vezes contra Manchester e Feras. E, diga-se de passagem, ganhar da Fúria do Água Limpa era uma questão de hora para esses times, valendo campeonato ou apenas amistoso. O tricolor da rua Livramento, proporcionou muita alegria para si como para rubro-negros e feristas.  

A começar pela primeira partida entre Independente e Manchester, uma goleada do tricolor por 16 á 5 na estreia oficial das duas equipes. A primeira vitória do Rubro Negro das traíras, veio na decisão da primeira Copa Central, depois de estar ganhando no tempo normal, acabou cedendo o empate em 3 á 3, e nas penalidades o time de Eliel Campos levou a melhor vencendo por 4 cobranças a 3, sagrando-se campeão da primeira Copa Central Sub-20 de 2006. A última partida entre os dois rivais ocorreu no ano de 2010 na Copa Central, com vitória do Independente por 2 tentos a 1, classificando a Fúria para mais uma decisão da Copinha. Foram 12 jogos, sendo   7 vitórias do Independente, 4 do Manchester e um empate em 4 á 4 assinalado em 2006. Foram 56 gols marcados pela Fúria do Água Limpa e 27 gols do Rubro Negro das Traíras. O maior artilheiro desse confronto é o atleta Cleiton, que nos confrontos diretos marcou 8 vezes com a camisa do time do Jd. Paula II, sendo Felipe Moita fez 5 gols com a camisa do tricolor da rua livramento.

O confronto direto entre o time do Independente e o Feras, tem o jogo histórico, no classificatório no Torneio Olímpico de 2006, com a vitória por 2 á 0, gols marcados por Emerson Feicovag para Fúria do Água Limpa. Daí então, os jogos se transformaram em pura rivalidade, e o time do Jd. Aeroporto tinha uma defesa mais fortificada que o Manchester, e mesmo assim chegou a sofrer uma goleada em um amistoso pelo tento de 10 á 2, em dezembro de 2007. Mas o troco viria na decisão da Copa Central de 2008, com Túlio e cia, venceram na grande final por 5 á 4, sendo a primeira vitória do Feras sobre a Fúria. Em 8 jogos, 4 vitórias do Independente e 24 gols marcados, e o Feras venceu 3 vezes, marcou 14 gols, além de um único empate em 4 á 4. O maior artilheiro desse confronto, foi o jogador Glauber que marcou 5 vezes e Felipe Moita que fez 4 gols. O último confronto foi em 2014, pela Copa Central, resultado de 2 a 0 para Fúria do Água Limpa.

Vale ressaltar que também o Pirineu que antes era capitaneado pelo Douglas Baracat “Dodô”, marcou história na antiga GIFEV – Grupo Independente de Futebol de Várzea. Além de se consagrar campeão da Copa Central Sub-20 de 2007, ganhou do Manchester (6X1) e decidiu o titulo com o Vila Nova de Bonsucesso após empatar em 1 a 1 e vencer nos pênaltis (5X4). Nos confrontos diretos com o Independente foram apenas 4 jogos, sendo 3 vitórias da Fúria e uma única vitória do Laranja mecânica (cor oficial do Barcelona) ao vencer nos pênaltis ficando com o bronze e o terceiro lugar do Torneio Olímpico de 2007. Foram 11 gols marcados pela Fúria e 10 do Laranja. O maior artilheiro da existência do time foi o atleta Deidson, que marcou entre 2007, 5 gols. O Barcelona se desfez em 2008, em 2009/2010 surge o Pirineu Esporte Clube sob o comando do Jaime que disputou o sub-23, e emplacou um tabu diante da Fúria, desde 2007 e 2010 sem vencer um time da Vila Pirineu. Somente em 2015, com a criação do ARB (Amigos da Rua de Baixo), time do desportista Jauerli “Jaú”, foi quando o Independente quebrou o tabu que durou 8 anos, ao vencer por 6 a 5 nos pênaltis após um empate emblemático por 1 a 1.

Histórias como essas, estão marcadas na memória da torcida, guardados em seu cantinho de saudade. Um tempo bom que se foi e não volta nunca mais!


Igor Gabriel - radialista e jornalista 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Victor grande promessa do futebol de MT


Victor Borges da Silva, nascido em 21 de dezembro de 1996, despontou na categoria de base do Mixto Esporte Clube,  mas seu primeiro título veio no sub-20 do campeonato Rondoniense pelo Vilhena-RO,  garantindo a vaga para Copa São Paulo de 2015.

No mesmo ano, Victor ou Vitão como é chamado pelos colegas de futebol, fechou com Dom Bosco para atuar na Copa FMF Sub-21/22, num timasso inesquecível que tinha Brunão, Jeanzão, Boré, Borges, Passarinho, Igor Aguiar, Felipe Bogé, Wilson e o artilheiro Thiago Vinicius(8 gols) e tantos outros daquela  época, e a gurizada treinada por Giane de Freitas. Não deu outra primeiro campeão desta categoria. Anos depois em 2017, o Vitão chegaria a final com o Leão da colina, ficando apenas com vice.

Neste ano Victor Borges não fechou com nenhum clube profissional,  mas guarda um importante título do futebol amador, no ano passado(dezembro de 2018) ele foi o melhor goleiro é campeão da LICB, badalado campeonato de Cuiabá. 

Um talento, pai de família,  que por falta de comprometimento com sua pessoa, está fora de uma grande agremiação esportiva, mas ainda continua dando seus shows pelos campos por ai a fora.

Da Redação 


quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Maior artilheiro da Copa Central


Até hoje ninguém bateu a sua marca, há 2 anos não houve mais edição da Copa Central sub-20, e até hoje não se teve um jogador para ultrapassar o numero de gols feito pelo jovem Rogério Carmona, 6 gols, isso ele marcou numa só partida, na fase mata-mata, quando o Vila nova de Bonsucesso abateu o Independente por 14x1.

Em 10 edições da Copa Central Sub-20, o numero máximo que um artilheiro marcou foi 4 gols, e nunca mais ninguém atingiu esse numero. Rogerio Carmona ou Rogerinho no ano de 2007 tinha apenas 17 anos, recém chegado do estado de São Paulo, em pleno vigor físico.

da Redação 

Estatísticas de gols de cada Campeão da Copa Central Sub-20


A Copa Central Sub-20 e os seus campeões, cada time e o numero de gols que cada equipe fez em cada ano. Confira abaixo os anos e o total de gols marcados.


ARB .................... 6 gols ......... Copa Central 2016
Independente...... 3 gols ........  Copa Central 2015
Independente.. .11 gols .......... Copa Central 2014
Independente...10 gols ............Copa Central 2013
Bonsucesso .... 3 gols ............. Copa Central 2011
Independente ....3 gol ..............Copa Central 2010
Independente ..... 8  gols...... ...Copa Central 2009
Feras ................ 6 gols ............ Copa Central 2008
Barcelona ...... 7 gol ................ Copa Central 2007
Manchester ...... 4 gols ............ Copa Central 2006
·         Não é contado gols de decisão por penaltes nas edições da Copa Central